CLIQUE NA IMAGEM PARA VIAJAR ATÉ ESTE NOVO ESPAÇO PACANHERRO

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Ventosas e mais ventosas

Quinta-feira é dia de pêxe cá em casa! Por isso ontem lá fui à praça (mercado municipal) de mão dada com o meu pai, pois eu nunca olho para os lados ao atravessar a estrada. Bem, estávamos a pensar comprar uns carapaus, sardinhas, safias, besugos, mas nada. Tudo deserto! É que nem liças, enguias, robalos ou charros (designação portimonense para o aclamado peixe comum: carapau)! Já angustiados, ao sair encontrámos uma banca com uns polvos. Em último lá teve de ser, pois uma saladinha de polvo vinha mesmo a calhar.
"-Oh pai traz-me mas é já esse chôque (chôco) que a fome ja tá 'apertar!" Pronto, aquilo até era polvo, mas em Portimão tudo o que tenha tentáculos e ventosas, desde polvo, chôco, lulas é tudo chôque!

Mas isto do polvo e dos seus tentáculos tem que se lhe diga. Tão não é que aquilo tá tudo cheio de ventosas pá! Como é que eu vou comer uma coisa que tem ventosas? E se aquilo ainda estiver vivo, comé? Ainda o raio do animal me chupa a língua enquanto mastigo uma parte do sétimo tentáculo. Cá para mim, há uma lógica para isto das ventosas. Comé que as pessoas costumam pendurar o belo do porta-chaves em forma de dados ou de bonequinho ou ainda o pára-sol no carro? Numa ventosa tal e qual à que os chôques têm! Tão e por vezes comé que se pendura a toalha na casa-de-banho ou as pegas da cozinha? Mais uma vez: às ventosas dos chôques! É que já existem ventosas para toda a finalidade! Tão e se essas ventosas ainda estiverem com células vivas lá dentro? Chupam-me o raio do vidro e das paredes todas! Depois comé que querem que tenha um carro em condições ou uns azulejos da moda se as ventosas corroem-me isto tudo, ficando tudo baço? Hen? ...



Pá semana vou é experimentar o salmão grelhado com batata esmurraçada e molho de azeite "Oliveira da Serra" (este apresenta um sabor mais intenso) com alho.

Arranhí Semquereracrostadamalçuadaferida


8 comentários:

Anónimo disse...

ai esses neuronios andam ca com umas filosofias... nos EUA existe um concurso anual em que se comem animais vivos um deles é o polvo.. e se não tiveres cuidado com a tática morres efectivamente por isso cozinha-me isso bem =D

Francis disse...

obrigadinhos pela sugestão para o jantar...já me desenrascas-te.

Sorrisos em Alta disse...

Eh, pá!!!!
Eu espére que tenha side uma excepção e que nã andes para aí a ir às compres de mão dada com homes....

Esses sim, podiam-te chupar
;o)

PECHENICA disse...

compadriis! ajente nao semos do algarve, mas semos camponios e tamem termos sotake! opa ajente tamem termos um nome parecido, PECHENICA, axo ke ter o mesmo significado que pachareca! mas ser de zonas camponias afifrentes!
opa bejam o vlog dajente! até termos um dicionario da liunga camponia! ora avejem lá!
avraços po pessoal dai!

aorta disse...

Eu gosto dos bichos, com ventosas e tudo!

Anónimo disse...

Já faltava um post sobre polvos, chocos, lulas e aquelas coisas para pendurar roupa e outras coisas que se chama "ventosa"!

Tita disse...

eu nao sei, mas ainda nao me parei de rir com o comentario dos sorrisos em alta!!

ninguem se lembra de falar em ventosas e acabar com azeite...

LN disse...

Se queres ver chôques perigosos, devias ver o filme "The Mist"... Ou então não, que aquilo não vale o dinheiro do bilhete! Enfim...