CLIQUE NA IMAGEM PARA VIAJAR ATÉ ESTE NOVO ESPAÇO PACANHERRO

segunda-feira, maio 26, 2008

Pai Ensina Filho a Conduzir

Quando uma família de ascensão cigana se tenta integrar na sociedade é necessário contornar uma série de leis, nomeadamente aquela que define como e com quem se deve aprender a conduzir. Acontece que há coisas que nunca mudam...

sexta-feira, maio 23, 2008

Ná ná, cá para mim, quem ganhava a Érovisão era a gaja da Ucrânia, ou atão a da República Checa!

Ou estas, ou a Portuguesa!

Arranhí Océrebroquandotavátirarummacaco

quarta-feira, maio 21, 2008

Michael Jackson VS Mickael Carreira

Éh pá, pessoal, serei só eu a achar que estas duas criaturas têm qualquer coisa fisicamente parecida??
Arranhí Ascostasefiqueicomgarronasunhas

sexta-feira, maio 16, 2008

O Parente da Refóias

ATENÇÃO: este post pode, por algumas pessoas, ser considerado secante, pelo que aconselhamos às pessoas mais susceptíveis de apanharem uma seca que não o leiam, a fim de preservarem o bom nome desta espectacular instituição que é Arranhí Pacanherra, que tem como objectivo proporcionar a galhofa e não o aborrecimento do seu público.


Isto ao que parece há um gajo vizinho da gente que anda praí a merecer algum reconhecimento. Pra já porque é do Algarve, de Monchique, de Portimão, dos arredores, mais precisamente; depois, porque tem a pachorra de fazer algo que nós sempre quisemos fazer aquando da criação deste blog: escrever totalmente os textos no dialecto algarvio do noroeste (o monchiquero). É ele o Parente da Refóias, um gá que já na é novo mas que aparentemente é assim pá frentex, uma vez que andou a cheirar nos nossos squétes e até gostou, e isto só demonstra duas coisas: ou não tem sanidade mental ou é dotado de uma genialidade transcendente (tal como vós, caro público leitor, que acompanham os desvarios deste espaço).

Nós, que ostentamos um nome proferido por um africano vendedor de artesanato na baixa ribeirinha de Portimão enquanto açoitava a sua nádega, que temos como objectivos primordiais a distinção do Algarve como região superior de Portugal e o divertimento próprio através da publicação de textos e filmes que unem o puro regionalismo algarvio às massas por meio de um humor inédito e extravagante, admiramos esse gá, esse cota, que vai-se a ver e é nosso parente deveras, que anda a amostrar ao mundo as bodegas descondidas e belas que aqui a zona tem, bodegas que muita gente acha trampicadas porque não as conhece, bodegas que os nossos avós disseram ou fizeram, bodegas que nós tentamos amostrar de um prisma mais moderno e absurdo, mas que o Parente amostra com o preceito impecável que essas bodegas merecem, com o tratamento justo e fiel, por se tratarem de bodegas velhas e cotas como ele é.

Ó velho Parente, és um fixe e fica sabendo que, apesar da gente sermos de duas gerações tãn distintas, temos todos uma porção de coisas em comum:

  • Todos achamos que é no rio Arade que se apanham as melhores amêjoas e brebigões;
  • Todos achamos que é na praia da Rocha que se vêm as bifas mais boas e se constroem os melhores castelos de areia;
  • Todos achamos que o Portimonense e que o Monchiquense deviam ganhar a Liga dos Campeões, ou pelo menos dois pratos de caracóis depois dos jogos;
  • Todos achamos que o melhor medronhe do Algarve está em Monchique, a não ser que este seja transportado para outro lado qualquer do mundo;
  • Todos nós achamos que a Feira dos Enchidos devia de oferecer sandes de presunto com pão caseiro barrado em banha vermelha aos possuidores de blogs que falam da região e que o Festival da Sardinha devia de oferecer sardinhas a sério em vez daquelas latas de paté que não dão pra nada;
  • E todos achamos que o Tuta e o Manel da Luz deviam fazer uma ponte rodo-ferroviária de 4 faixas que ligasse as duas terras, de maneiras a que a gente não tivesse de levar com os semáfros ali na recta do Porto de Lagos.

E depois de uma série de piadas apenas entendíveis por malta daqui da zona, anunciamos que em breve (praí daqui a um ou dois dias) vamos meter mais squétes, só pra compensar a seca que foi ler isto – ou então ler só este último parágrafo para se poder comentar o post sem ter muito trabalho.

domingo, maio 11, 2008

Ranho e Arroto

Aí há uns tempos dei-vos conta das propriedades e características de dois grandes companheiros do Homem: o Peido e a Bufa. Quem não teve a feliz oportunidade de ler, clique aqui.

Hoje é a vez de vos falar de mais dois amigos tantas vezes menosprezados na sociedade ocidental: o Ranho e o Arroto.

Comecemos pelo Ranho: há por aí muita gente inculta que julga que este precioso companheiro é totalmente inútil. Ora inúteis são as pessoas que pensam isso! Escusado será dizer que se não fosse o Ranho todos os pêlos que temos dentro no nariz cairiam por falta de vitaminas, o que iria fazer com que inspirássemos todo o tipo de ar, pós e porqueiras sem os filtrarmos. Os pêlos que filtram toda essa porcaria, tal como as plantas, precisam de ser regados, e é precisamente o ranho que cumpre essa tão árdua missão. Árdua porquê? Vocês gostavam de regar uns pêlos todos cheios de cagaitas nojentas? Eu também não! Valorizemos, por isso, o Ranho! Outra particularidade deste nosso amigo é a de, quando escorre em abundância, libertar fluidos que, injustamente, acabam sempre por morrer entalados num lenço de papel ultra suave. Esses fluidos avermelham o nariz e derretem as cagaitas, para a limpeza do mesmo. Se repararmos, quanto estamos ranhosos, as cagaitas encrostadas não existem. O Ranho tem também a função de limpar aquelas coisas que tanto temos vergonha de o fazer com os nossos próprios dedos. Já está na altura de darmos mais valor ao Ranho, não acham?

Agora o Arroto: não é por acaso que este insólito, mas natural, ruído é bem visto por terras do oriente. Neste aspecto, quem sabe são os chinocas! O Arroto é dos gases mais úteis que circulam no nosso organismo, como tal, ele tem pena que muita gente não lhe confira esse mesmo valor, tentando esconder ou suprimir o seu gracioso som. O Arroto tem como missão acomodar no estômago toda a porcaria que comemos para que esta possa ser digerida como deve ser. Sem o Arroto estaríamos sempre a passar mal após cada refeição. O mínimo que todos nós devemos fazer para agradecer a este simpático gás é dar um ar da sua graça libertando com ele o seu som característico, sem vergonha ou medo de represálias. Se represálias acontecessem, estas teriam de ser contra as pessoas desumanas que destroem o significado do Arroto ocultando o seu som. Se não fazemos isso com as pessoas nem com os animais, porquê fazê-lo com o Arroto? É que sabemos que o nosso Arroto é, muitas vezes, mais importante que certas pessoas (aquelas de que não gostamos) e animais (aqueles de quem temos medo). Confiámos por isso o merecido valor ao Arroto, que já os chineses o fazem há séculos. Arrotemos, caraças!!

Arranhí Ascostasefiqueicomgarronasunhas

segunda-feira, maio 05, 2008

Gangsta Rap

"O rapper norte-americano 50 Cent foi assaltado na noite de quarta-feira durante a sua actuação no Festival Internacional pela Paz, no Pavilhão da Cidadela em Luanda"
50 Cent, tu és pr'a meninos. Nos E.U.A podes ser o maior bandido, o maior pilho, o gá que já levou mais tiros, mas ser gangster ser gangster só se consegue depois de sobreviver na strit de Luanda.

domingo, maio 04, 2008

Kinder Tuna&Huevo

Um novo produto de confeitaria regional entrou no mercado! Trata-se do novo snack Kinder Tuna&Huevo, da empresa alemã Kinder! Um snack todo ele à base de produtos naturais, como atum e ovo, e altamente aconselhado pelas mães! Para aquelas crianças que quando chega a altura do lanche não lhes apetece comer a maldita sandes de atum com ovo, o Kinder Tuna&Huevo existe para deliciar miúdos e graúdos.

quinta-feira, maio 01, 2008

1 de Maio

Ok, o dia 1 de Maio já está quase acabar, mas ainda o é. Por isso apenas quero dizer que foi um belo dia de Maio, até esteve bom tempo para fazer piqueniques no meio do mato, propício a apanhar carrapatos; bom tempo para comer bolos tradicionais, febras, entrecosto e frango assado e a famosa da aguardente; e até bom tempo para "desmaiar". Isto é o que acontece a muito boa gente que vai para esses piqueniques sem um boné ou chapéu sequer na cabecinha, ainda por cima com um calorão destes. Ou isso ou apenas uma expressão que os mais antigos utilizam para a famosa rambóia e paradeio. Sim porque hoje é, igualmente, Dia do Trabalhador. Só por causa disso, hoje não fui trabalhar! Querem forçar-nos a trabalhar à força esses pilhos... vamos ver quem é aí o mais teimoso (chefe amnhã já tou aí as 10h da manhã, não me interprete mal) Mas também é por isso que eu gosto do governo e da religião: dão-nos feriados. Para acabar, hoje também comi berbigões. No caminho para casa, sem me aperceber, o carro deu 1 solavanco numa lomba! Tal não é que alguns dos restos dos berbigões ainda me subiram à boca! Agora ando com a barriga um pouco entrelaçada e a arrotar a azedo... Meus belos berbigões...
Arranhí Semquereracrostadamalçuadaferida